Em janeiro de 2022, realizamos pelo projeto Bem Criar, o plantio de 200 mudas de Landim (Calophyllum brasiliense) nas margens do Rio Jequitinhonha que cruza a Comunidade Quilombola Santa Cruz, em Minas Gerais.
Plantar, muito legal! – mas, Landim? Que árvore é essa? E, afinal, porque a escolhemos para bordear esse lindo rio em sua passagem por esta comunidade?
Vamos por partes! Talvez você não tenha ouvido falar de Landim, mas o conheça por algum dos seus outros nomes: Guanandi, Jacareúba, Gulande-Carvalho! Ou talvez, e até muito provável, você já tenha passado por entre diversos Landim sem conhecer sua espécie, sua história e seus benefícios para a natureza!
O Landim é uma árvore nativa do brasil, cujo porte chega até 30 metros de altura, e distribui-se em nosso país desde a região amazônica até o norte de Santa Catarina. Sua maior fama vem da extração de sua madeira – bonita, resistente e fácil de se trabalhar, é muito utilizada para confecção de canoas, construção civil, marcenaria, carpintaria. Historicamente, foi a primeira madeira de lei do Brasil, quando em 1835 um decreto destinou exclusivamente para a coroa o seu corte.
Mas não foi por causa de sua nobre madeira que a escolhemos para recuperar a mata ciliar do rio Jequitinhonha, próxima ao projeto Bem Criar!
O Guanandi possui uma semente de alta capacidade germinativa, se adapta bem a terrenos encharcados, sobrevivendo até mesmo debaixo d’água, além de ser uma árvore de rápido crescimento. Todos pontos importantes quando o assunto é reflorestar uma mata ciliar degradada. Outra qualidade super especial do Landim é o fato de que esta árvore possui um sistema radicular que levanta o lençol freático, trazendo a água subterrânea para a superfície; ou seja, ele recupera e fertiliza os solos onde é plantado, tornando-o propícios para o desenvolvimento de mais árvores, seres fundamentais para a proteção dos rios e recarga do próprio lençol freático!
É também uma árvore linda, com usos medicinais populares diversos de sua casca e suas folhas. Floresce na primavera com flores brancas, muito queridas pelas abelhas silvestres. Em seguida, produz frutos que alimentam diversas espécies da fauna e também são comestíveis por nós, humanos, embora seu uso na culinária não seja muito difundido! Segundo o “Guia da Identificação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil” (KINUPP e LORENZI, 2014), é possível fazer pudim, geleia e outros doces, farofa e mesmo suco de guanandi, que misturado com água tem um gosto similar ao do caldo de cana!
A Comunidade Quilombola Santa Cruz tem em sua praça principal um lindo Landim, de muitos anos de idade, cujo porte e beleza transforma-o em um representante, na comunidade, da riqueza nativa da região! A extração e venda da sua semente é uma atividade de geração de renda também praticada entre mulheres do local. Sendo uma árvore que já faz parte da história deste povo, nós, do Projeto Bem Criar, sentimos o Landim como a árvore perfeita para este trabalho de recuperação das margens de um rio tão importante na vida desta comunidade.

Quer saber mais? Na série “Um pé de quê?”, exibida pelo Canal Futura, a apresentadora Regina Casé fala sobre o potencial ecológico do Guanandi para conservação dos rios e nascentes, ressaltando quão importante é cuidar das matas ciliares para manutenção da água e da vida no planeta! Na aldeia Barra Velha, localizada no sul da Bahia, foi graças ao trabalho de reflorestamento com sementes de guanandi que água de um rio já seco renasceu e voltou a correr.
O episódio “Guanandi” está disponível no YouTube e vale a pena ser assistido!
Referências bibliográficas
KINUPP, V.F.; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova Odessa: Instituto Plantarum de estudos da flora Ltda., 2014.
PEREIRA, Benedito Alísio da Silva Pereira. Calophyllum brasiliense Cambess. Árvores do Bioma Cerrado. Disponível em: http://www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site/2017/03/30/calophyllum-brasiliense-cambess/ Acesso em: 19 de fevereiro de 2022
Um Pé de Quê? Guanandi. Produzido por Pindorama Filmes. YouTube, 19 de abril de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PlWpfBScaZk
Guanandi Produtos Agrícolas. Por que plantar? Disponível em: http://www.guanandicp4.com.br/guanandi/por-que-plantar Acesso em 19 de fevereiro de 2022