Espaço Bem Criar

O Projeto Bem Criar oferece oficinas regulares para crianças de 7 à 11 anos, as atividades são fundamentadas na Pedagogia Waldorf e visam o desenvolvimento integral por meio de atividades terapêuticas e educacionais. No Espaço Bem Criar as atividades acontecem no contraturno escolar, em parceria com a escola da Comunidade Quilombola Santa Cruz.

Na Oficina de Artes Manuais as crianças desenvolvem o querer/fazer e o cognitivo, vivenciando na prática noções matemáticas através do tricô, crochê, bordado e costura manual. Ao materializar as peças que se propõe a produzir, sabem ser capazes de, através do trabalho de suas mãos, manifestar ideias no mundo.

Na Oficina de Marcenaria as crianças trabalham sua vontade e autoconfiança através do serrar, lixar, martelar e entalhar. O trabalho em equipe também é valorizado e muitas peças são produzidas em conjunto.

Na Oficina Música, Canto e Corporalidade diversos instrumentos são experimentados, assim como o fazer musical em grupo. Tambores e alfaias, xilofones, reco-reco e agogô são alguns dos instrumentos musicais trabalhados, trazendo noções de ritmo, tonalidade e volume. Além dos instrumentos as crianças trabalham a voz e o cantar, sempre coordenado com movimentos, desenvolvendo a consciência corporal e autoexpressão.

As Artes Marciais trabalham a coordenação motora, a disciplina e persistência para alcançar um objetivo, o foco e a concentração, o respeito e cuidado com os parceiros de treino. O Karatê contribui para o cultivo da energia de realização e de não violência. O sistema de faixas ajuda a criança e adolescente que pratica a perceber seu próprio progresso no aprendizado.

Na Oficina de Artes oferecemos atividades guiadas, mas não direcionadas: a criatividade da criança tem solo fértil para florescer. Através da pintura em aquarela e giz pastel, e da modelagem em argila as crianças trabalham principalmente seus corpos anímicos, alimentando-se de cores e beleza.

Rodas de Leitura: as rodas de leitura são realizadas periodicamente, com o objetivo de criar o hábito da leitura e formar leitores. Nas rodas estimulamos também a leitura compartilhada, e sempre que possível promovemos diálogos reflexivo sobre o tema trabalhado.

Viveiro e Horta: com as mãos na terra e a intenção de cuidar das plantas do viveiro, as crianças aprendem sobre responsabilidade e desenvolvem consciência ambiental. Em meio à prática do cuidado com as mudas e plantas são trabalhados temas sobre águas, solos, vegetação, os animais e seres humanos do território e do planeta.