Laboratório de Educomunicação

No laboratório de Educomunicacão adolescentes contam com tutores que os orientam em suas pesquisas. Estudantes e tutores avaliam juntos como foi o processo de aprendizagem, se os objetivos foram alcançados, se ficou alguma dúvida e se a criança ou o adolescente está satisfeito com o que alcançou. Como forma de consolidar o aprendizado são produzidos registros em textos, imagens e vídeos.

Os registros dos adolescentes rurais e quilombolas trazem uma linguagem acessível para outras crianças do meio rural, e uma perspectiva de mundo própria de sua vivência. Assim que finalizado, o material digital (vídeos, jornais, infográficos, animações, ilustrações) é distribuído pela Secretaria da Educação para as professoras da rede municipal e fica no site do projeto, para servir de suporte para estudantes de qualquer instituição do Brasil.

Iniciado em 2022, o Laboratório de Educomunicação oferece ainda cursos e formações em filmagem e edição de vídeo para crianças e adolescentes do território, instrutores e monitores do projeto. É também um espaço de estudos e acompanhamento de aulas remotas em tempos de suspensão de aulas presenciais.